Sobre o Portal Escola Digital

O Portal Escola Digital é um recurso educacional digital da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR). Construído em 2019, o portal tem o intuito de disponibilizar plataformas, ferramentas e conteúdos para alunos, professores e gestores da educação básica.

 

Plataformas

São conjuntos articulados de ferramentas, em uma estrutura coordenada. Podem ser adotados pela escola de forma transversal, em várias áreas do conhecimento e podem conter conteúdos associados. São plataformas educacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, de conteúdos on-line, gerenciadores de sala de aula e repositório de acervos digitais.

 

Ferramentas

São tecnologias que apoiam um processo escolar específico, automatizando-o ou facilitando-o. Podem conter conteúdos associados. São ferramentas: de apoio à gestão, de avaliação do estudante, de autoria, de apoio às aulas, de colaboração e de pesquisa.

 

Conteúdos

São mídias, interativas ou não, criadas ou utilizadas com propósito pedagógico intencional. São os Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA), jogos educativos e cursos on-line.

 

O portal educacional Escola Digital foi construído a partir de uma pesquisa de design etnográfico baseado em experiência do usuário (UX Design), o que significa que alunos, professores, diretores das escolas e as equipes da Seed-PR participaram de oficinas orientadas para definir quais plataformas, ferramentas e conteúdos deveriam constar no novo portal educacional.

Além de disponibilizar plataformas, ferramentas e conteúdos educacionais, o Portal Escola Digital também se constitui em um modelo de aprendizagem colaborativa que reconhece e valoriza os saberes escolares. Assim, todos os usuários podem participar enviando sugestões de temas, sites, leituras, arquivos de áudio e vídeo, e experiências educacionais inovadoras. É, portanto, uma plataforma aberta, interativa e dinâmica, que será atualizada constantemente.

 

Os ambientes do Portal Escola Digital

Por meio do endereço eletrônico www.escoladigital.pr.gov.br o usuário pode acessar os ambientes de cada um dos públicos para obter informações e materiais específicos.

 

Imagens dos ambientes do portal educacional Escola Digital

 

O portal educacional Escola Digital foi desenhado em quatro ambientes: aluno, professor, gestão escolar e um repositório para acervos digitais. A construção dos ambientes acontecerá nessa mesma ordem.

  • Aluno: Neste ambiente o foco é a aprendizagem. Foram desenhadas páginas que contemplam: Programação e Robótica, Estudos, Aplicativos, Desafios e Games, Mundo do Trabalho, Competições Escolares, Mais Atitude, Em Destaque, O Assunto é…, Aluno YouTuber.
  • Professor: O foco, neste ambiente, são as práticas pedagógicas. Foram desenhadas páginas que contemplam: Ferramentas Educacionais, Oportunidades de Formação, Inove sua Prática, Bibliotecas e Museus, Professor Pesquisador, Prêmios, Intercâmbios e Eventos, Em Destaque, O Tema é…, Professor YouTuber. Além disso, traz o Referencial Curricular do Paraná, um importante documento-base para nortear os projetos pedagógicos.
  • Gestão Escolar: Este ambiente está em construção. Direcionado para diretores, pedagogos, funcionários das escolas e técnicos dos NRES, o foco será a gestão administrativa e técnica pedagógica escolar. O conteúdo publicado disponibilizará materiais e ferramentas que podem contribuir no planejamento e organização do espaço escolar e assuntos referentes à educação de forma geral.
  • Repositório: Planejado para ser construído a partir de 2020, no repositório serão depositados (organizados, catalogados, indexados) os acervos digitais produzidos pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Será utilizada a ferramenta WordPress com Tainacan, com a utilização de metadados, para garantir a preservação digital e a fácil busca/recuperação dos acervos digitais. Serão depositados objetos digitais de aprendizagem, como vídeos, imagens, infográficos, cursos on-line, artigos e pesquisas do PDE, relatos de experiências (boas práticas).

 

Direitos Autorais e Termos de Uso

O portal Escola Digital, nos ambientes Aluno, Professor e Gestão Escolar, funciona como um referatório que aponta, faz a indicação de uma série de plataformas, ferramentas e conteúdos educacionais. Os recursos constantes no portal são para fins educacionais. Os alunos, professores e gestores podem, portanto, utilizar as plataformas, ferramentas e conteúdos no processo de ensino e de aprendizagem.

Quanto às imagens, a equipe de Inovação e Portal Educacional da Seed-PR utilizou bancos de imagens gratuitos. Os vídeos relacionados são apontamentos de vídeos publicados no YouTube e os conteúdos dos vídeos são de responsabilidade dos seus autores, na data da sua publicação.

O Repositório de Acervos Digitais disponibilizará, especificamente, materiais do acervo da Seed-PR, cujos direitos patrimoniais pertencem a essa instituição. Não serão disponibilizados, no repositório, materiais com direitos patrimoniais de terceiros.

 

Atendimento do Fale Conosco

O Fale Conosco possibilita ao usuário entrar em contato com a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) para obter informações específicas sobre o portal Escola Digital, esclarecer dúvidas, sugerir, elogiar.

E-mails do Fale Conosco: escoladigital@educacao.pr.gov.br e escoladigital@escola.pr.gov.br

 

Sistemas de Busca do Portal

O Portal disponibiliza sistemas de busca desenvolvidos pela Celepar, que utiliza inteligência artificial (web semântica) para que o usuário encontre as informações personalizadas, com mais facilidade.

No “PIÁ - Paraná Inteligência Artificial” os usuários podem consultar a sua pontuação na carteira de motorista, as faturas de água e energia elétrica, solicitar a renovação de documentos, agendar atendimento em órgãos públicos, verificar o boletim escolar dos filhos, emitir guias de pagamento e consultar seu saldo no Nota Paraná.

 

Ferramenta (gestor de conteúdos digitais) utilizada

A ferramenta Drupal foi disponibilizada pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e o novo portal Escola Digital foi desenvolvido pela equipe técnica da Coordenação de Inovação e Portal Educacional da Seed-PR.

 

Navegabilidade, Usabilidade e Acessibilidade

O design de interface do portal educacional Escola Digital obedeceu às recomendações de navegabilidade, usabilidade e acessibilidade, projetado para os seguintes usuários: do espectro autista, com deficiências físicas e motoras, com baixa visão, com dislexia, surdos ou deficientes auditivos, e de leitores de tela. 

Esse cuidado na construção do portal educacional resultou em uma interface com as seguintes características: uso de cores básicas; escrita em português simples; frases diretas; uso de botões descritivos; layouts consistentes, lineares e lógicos; espaço nos campos de formulários; interface para diferentes dispositivos (responsivo); construção de atalhos; tamanho de fonte legível; bem organizado visualmente (cores, formas e textos); com botões e notificações contextualizadas; o uso de imagens e diagramas para apoiar o texto; texto alinhado à esquerda ou centralizado; inclusão de materiais em áudios e vídeos; conteúdos curtos e claros; conteúdos divididos em subtítulos, imagens e vídeos; descrição de imagens e transcrições para vídeos; escrita de links descritivos; dentre outras.