Projeto de Extensão Universitária

Para a implementação de Projetos de Extensão Universitária, originários do Ensino Superior, em unidades vinculadas à Secretaria de Estado da Educação, os interessados devem observar e seguir os procedimentos de solicitação de autorização.

 

Acesse o calendário de solicitação de autorização para implementação de Projetos de Extensão Universitária em 2024.

 

Orientações e documentos necessários

 

Confira as orientações abaixo para solicitação de autorização e execução das propostas de Projetos de Extensão Universitária ofertados por cursos presenciais ou a distância - EaD, a serem desenvolvidos nas Instituições de Ensino da Rede Pública Estadual Paranaense.

 
Orientação 1

As solicitações para realização de Projetos de Extensão Universitária devem ser via e-protocolo, durante o período previsto no calendário proposto, sendo o requerente responsável pela abertura do protocolado.

O requerente deverá ser o Orientador ou Coordenador (Professor da Universidade/Faculdade) e não o acadêmico ou o tutor de polo, no caso de instituição EaD.

 

 
Orientação 2

As atividades extensionistas devem ser protocoladas de acordo com a Resolução n.º 7/2018 (Artigo 8º) e Deliberação CEE/PR n.º 08/2021 (Artigo 3º) e podem ocorrer nas seguintes modalidades: programas, projetos, cursos e oficinas, eventos ou prestação de serviços.

Para Seed, NRE e Colégios Estaduais, são prioritárias as propostas de extensão voltadas diretamente para a qualidade do ensino-aprendizagem e do espaço escolar.

 

 
Orientação 3

Todos os projetos de extensão necessitam da orientação de um profissional da Instituição de Ensino Superior - IES, desde a fase de planejamento, interlocução com NRE e colégio(s) até o momento de implementação. Nos casos das instituições na modalidade EaD, o tutor de polo não deverá ser o requerente para abertura de protocolo dessa natureza, considerando a responsabilidade exigida no planejamento e acompanhamento da realização do projeto extensionista.

 

 

 
Orientação 4

Cada Núcleo Regional de Educação possui autonomia para sugerir áreas, temas e ajustes de carga horária, de acordo com o calendário escolar e as especificidades locais, para que as IES apresentem propostas de projetos de extensão que atendam às reais necessidades da Rede Estadual de Educação.

E também, para manter a comunicação entre Setor de Articulação Acadêmica - SAA, IES (Universidades e Faculdades) e colégios estaduais que receberem os projetos, com propósito de assegurar e monitorar para que as implementações extensionistas se realizem com compromisso e dedicação, bem como, contribuam para a formação dos acadêmicos envolvidos.

 

 
Orientação 5

A documentação necessária a ser incluída no protocolo solicitando autorização para a realização de Projetos de Extensão Universitária na Rede Estadual de Educação do Paraná está listada a seguir.

 

 
Documentos necessários

No protocolo deve constar os seguintes documentos incluídos pelo Requerente (Orientador ou Coordenador - Professor da IES), conforme sequência abaixo:

 

1ª Etapa:

  • Carta de Apresentação do Projeto - em papel timbrado, com carimbo e assinatura do professor orientador ou coordenador responsável pela condução do projeto.

 

 Anexo I - Requerimento de autorização para implementação e síntese do projeto de extensão universitária: preenchido e assinado pelo Requerente - Instituição proponente do Projeto.

  • Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE: documento elaborado pelo proponente.
  • Termo de Assentimento Livre e Esclarecido - TALE: documento elaborado pelo proponente.
  • Termo de Compromisso de Utilização de Dados Pessoais: documento elaborado pelo proponente assegurando a responsabilidade quanto a confidencialidade e a privacidade dos dados do público envolvido no Projeto de Extensão.
  • Apólice de Seguro de Acidentes Pessoais realizado pela IES: documento digitalizado e válido no período de implementação do Projeto de Extensão.

 Anexo IV - Dados dos acadêmicos que participarão do Projeto de Extensão.

 

Importante

No período de implementação, para atualização dos nomes e dados dos extensionistas, será compartilhado um arquivo entre responsável pela condução do projeto - IES, Núcleo de Articulação Acadêmica e Intercâmbio - NAAI/Seed, Setor de Articulação Acadêmica - SAA/NRE e direção da escola que recebe o projeto.

 

2ª Etapa:

 

Importante

Documento inserido ao protocolo somente após parecer favorável do NRE e Unidade Escolar, autorizando a realização do projeto de extensão.

 

 Anexo VI - Termo de Responsabilidade preenchido e assinado pelo Requerente (Instituição proponente do Projeto) e pela Cedente (Seed, NRE ou Unidade Escolar).

 

 


Acesse também: