Professor pesquisador

A pesquisa é um dos elementos que compõem a formação profissional do professor. A partir da prática docente é possível questionar, investigar, refletir, problematizar em diversas áreas de ensino e, ainda, ser produtor de conhecimento.

Nesta página, você encontra algumas dicas e recursos que podem contribuir com sua formação profissional.

O que preciso saber sobre direitos autorais?

Como pesquisar em fontes confiáveis e otimizar sua pesquisa?

Quais são os procedimentos para a realização de pesquisas acadêmicas e científicas na SEED e unidades vinculadas?

Para saber mais:

Mecanismo On-line para Referências (MORE): sistema que gera referências baseado na Norma Brasileira 6023/2002 da ABNT (Associação Brasileiras de Normas Técnicas).

Plataforma Lattes: sistema de informações que integra as bases de dados curriculares, grupos de pesquisa e instituições das áreas de Ciência e Tecnologia.

Plataforma Sucupira: disponibiliza informações, processos e procedimentos que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) realiza no Sistema Nacional de Pós-Graduação para toda a comunidade acadêmica.

recursos-educacionais-abertos

Os Recursos Educacionais Abertos (REA) são materiais de ensino, aprendizado e pesquisa, de qualquer suporte ou mídia, que estejam sob domínio público ou licenciados de forma aberta, possibilitando a utilização ou adaptação por terceiros. Além de vídeos, você encontra nesta seção, algumas plataformas que disponibilizam tais recursos. Inspire-se!

rea-mecred

Contém animações de portais parceiros do MEC e de professores que atuam na Educação Básica.

portal-professor-mec

Contém sugestões de planos de aula, mídias de apoio, notícias sobre educação e iniciativas do MEC.

rea_relia

Plataforma de recursos digitais com licenças abertas. Contém jogos, vídeos, músicas, mapas etc.

eduCapes

Plataforma que reúne laboratórios remotos e virtuais, e-books, animações, dissertações e teses.

teded

Plataforma gratuita para professores e alunos com animações, vídeos e palestras sobre diversos temas.

khan-academy

Plataforma com aprendizagem personalizada que oferece diversos cursos a professores e alunos.

rea_pr

É uma ação entre a UFPR e a UTFPR, que contém ferramentas livres e outras informações sobre REA.

rea-eunicamp

Disponibiliza materiais criados por professores da Unicamp: vídeos, animações, simulações etc.

curta-na-escola

Portal com acervo pedagógico de curtas-metragens e relatos de experiências de professores.

rea-elo

Sistema de autoria para a produção e montagem de REA voltados ao ensino de línguas.

rea-labvirt

O Laboratório Didático Virtual é uma iniciativa da USP e disponibiliza diversas simulações de Física e Química.

rea-escola

Plataforma gratuita de busca que oferece a professores mais de 30 mil recursos digitais de aprendizagem.

rea_unijui

Laboratório Virtual de Matemática que contém objetos educacionais para o ensino fundamental e médio.

rea-iniciativa

Contém publicações, iniciativas, projetos e temas complementares ao debate sobre recursos educacionais.

rea-anisio

Contém mídias educacionais acompanhadas por documentação de orientação pedagógica.

rea-webeduc

Espaço virtual que contém software em código aberto das disciplinas de Geografia, Química, Linguagem e Matemática.

rea-phet

Contém simulações interativas gratuitas de Matemática, Física, Química, Ciências da Terra e Biologia.

rea-cdme

Ambiente com conteúdos digitais para o ensino e aprendizagem de Matemática e Estatística.

banner-repositorios-digitais

Os Repositórios Digitais contêm arquivos de diversos formatos de produções científicas de uma instituição ou área temática.

O site do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) disponibiliza uma lista de repositórios brasileiros de acesso aberto.

Lista dos repositórios brasileiros de acesso aberto.

rp-ufpr

Repositório Digital Institucional da Universidade Federal do Paraná

rp-uepg

Repositórios da Universidade Estadual de Ponta Grossa