Como pesquisar em fontes confiáveis e otimizar sua pesquisa?

A internet possui bilhões de conteúdos disponibilizados nos mais variados sites e portais. Como identificar fontes confiáveis de pesquisa? Como identificar os principais itens a serem observados ao se realizar uma pesquisa?

No momento de fazer pesquisas é necessário redobrar os cuidados em relação às fontes citadas. Ainda mais quando você, pesquisador, estiver utilizando textos retirados da internet.  Diante de milhares de páginas e resultados, a internet pode apresentar dados questionáveis e inconsistentes – ou seja, de nada adianta fazer apenas uma busca e utilizar o primeiro resultado que aparece como sendo certo e confiável, especialmente porque, por exemplo, “enciclopédias” colaborativas podem ter seus conteúdos alterados por qualquer pessoa a qualquer momento.  

Apresentamos, a seguir, alguns aspectos que auxiliam a qualidade da pesquisa e o uso de fontes confiáveis:

 

Quanto mais refinados forem os termos da busca, mais fácil será encontrar resultados específicos sobre seu tema de pesquisa.

Ao encontrar algumas fontes que você julgue serem relevantes, analise seu conteúdo para verificar quais resultados estão mais de acordo com o tema de sua pesquisa, buscando diferenciar meras opiniões de resultados e informações referenciadas e confiáveis. 

Resultados de fontes confiáveis citam outras fontes. Ao selecionar um artigo, pesquisa, dados ou mesmo reportagens, verifique se há referência às fontes consultadas, data e nome do autor responsável pela informação original ou artigo e credibilidade do site em que este resultado se encontra. 

Utilize como fonte conteúdos disponibilizados em sites de instituições de estudos reconhecidas, centros de pesquisas e universidades ou em sites de grandes especialistas da área, revistas científicas especializadas com registro ISSN, ISBN e/ou DOI, repositórios digitais reconhecidos e portais acadêmicos.

laptop_dicas

 

Como pesquisador, é importante que você desenvolva um olhar crítico e analise os resultados que aparecem durante as pesquisas realizadas. Não basta permanecer, portanto, com a informação da primeira pesquisa, no primeiro resultado.

 

Conheça alguns sites e portais recomendados para pesquisas acadêmicas:

Além de sempre conferir a confiabilidade dos resultados pesquisados antes de citá-los, você também pode realizar sua pesquisa em sites e portais institucionais, governamentais ou focados em pesquisas acadêmicas.

 

laptop_pesquisa

Biblioteca virtual que dispõe de acervo com mais de 45 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

https://www.periodicos.capes.gov.br/

Biblioteca eletrônica desenvolvida pela Fapesp e Bireme disponibiliza uma selecionada coleção de periódicos brasileiros preparados e armazenados em sua própria base.  

http://scielo.br/

Oferece ferramentas específicas para que pesquisadores busquem e encontrem literatura acadêmica. Artigos científicos, teses de mestrado ou doutorado, livros, resumos, bibliotecas de pré-publicações e material produzido por organizações profissionais e acadêmicas estão indexados para otimização da pesquisa.

https://scholar.google.com/

Plataforma de dados educacionais organizado para escola, cidade, estado e Brasil.

https://www.qedu.org.br/

Principal provedor de dados e informações do país que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.

https://ibge.gov.br/

Acesse também o IBGEeduca, um portal do IBGE voltado para a educação: com conteúdos atualizados e lúdicos sobre o Brasil.

 

Como otimizar sua pesquisa no Google?

  • Use múltiplas palavras-chave;
  • Use aspas;
  • Use o operador menos para excluir;
  • Use o operador ou;
  • Use o operador ponto ponto para pesquisar um intervalo numérico;
  • Use o operador site;
  • Use defina;
  • Use o operador curinga (asterisco);
  • Use o operador filetype.