Inove sua prática

Provavelmente você já deve ter se questionado: Como tornar o ensino e a aprendizagem mais eficiente para os estudantes? Como retomar o interesse deles pela aprendizagem? Como mantê-los motivados no processo educacional?

Confira alguns passos que podem contribuir para uma prática pedagógica inovadora e exitosa.

Fonte: Adaptado de "Dez dicas para inovar na sala de aula e aprimorar o aprendizado dos alunos", disponível em https://bit.ly/2NfuWuQ

 

Além desses 10 passos indicados para inovar a prática em sala de aula, é importante mencionar, também, as metodologias ativas e o movimento maker, que contribuem para o desenvolvimento da autonomia dos alunos, a aptidão em resolver problemas, a confiança e o protagonismo, o senso crítico, a empatia, a responsabilidade e a participação.

Conheça, a seguir, mais detalhes sobre as metodologias ativas e o movimento maker:

 

Para embasar a prática pedagógica, é fundamental a utilização do Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações, que é o documento norteador de todas as práticas educacionais para o Sistema Estadual de Ensino, e do Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP), que se aproxima ainda mais das metodologias inovadoras a serem traçadas pelo professor, pois adiciona ao Referencial mais possibilidades para apoiar o desenvolvimento do trabalho em sala de aula. 

 

O professor também poderá fortalecer seu trabalho com o apoio de livros e especialistas, estudiosos das tecnologias educacionais e inovação, metodologias ativas, movimento maker, realidade virtual e aumentada, design thinking. É um mundo de possibilidades para o professor que quer inovar sua prática!

 

Inovar pode ser um novo jeito de engajar o estudante, de forma divertida e desafiadora, buscando soluções para os problemas reais da sua comunidade. Então, mãos na massa!