Ferramentas educacionais

Você costuma usar tecnologia na sua prática pedagógica? Gosta de utilizar ferramentas digitais para deixar suas aulas mais interessantes?

Responda ao questionário Autoavaliação competências digitais e receba uma devolutiva, indicando em que nível você está em relação às competências digitais.

No espaço abaixo, você encontra ferramentas educacionais gratuitas, como aplicativos, recursos digitais e canais educacionais, para incrementar a sua prática pedagógica, tornando a sala de aula um espaço mais atrativo e dinâmico.

Então, navegue e utilize esses recursos!

imagem rótulo aplicativos
Imagem frente de celular com a logo do Aplicativo Escola Paraná

Escola Paraná Professor

Neste app são disponibilizados recursos como: agenda pessoal, visualização da grade de horários, entre outras funcionalidades.

Imagem frente de celular com a logo do Aplicativo RCO

RCO

O Registro de Classe On-line (RCO) é um software que permite ao professor registrar conteúdos, avaliações e frequência dos alunos.

Imagem frente de celular com a logo do Aplicativo Corrige

Corrige

Auxilia na correção da Prova Paraná pelas escolas estaduais e municipais. Por meio da câmera, é realizada a leitura do cartão-resposta do aluno.

imagem rótulo ferramentas web
Imagem da página inicial do Conversor de vídeo

Conversor de vídeo

É um site capaz de converter arquivos de vídeo e de áudio, permitindo modificar o formato, resolução ou tamanho.

Imagem logo Flipsnack

Flipsnack

Serve para criar revistas e outras peças de forma gratuita e on-line. O usuário pode escolher os modelos disponíveis e realizar a edição.

imagem logo Geogebra

Geogebra

É um software de matemática dinâmico gratuito  que combina geometria, álgebra, tabelas, gráficos, estatística e cálculo em um único sistema.

Imagem logo  da Google

Google

Além de ser o maior buscador do mundo, traz ferramentas como e-mail, editores de texto, apresentações, mapas, Classroom, entre outras.

Imagem logo Mentimeter

Mentimeter

É um recurso digital para criar interações em tempo real, como enquetes, nuvem de palavras ou coleta de perguntas.

Imagem logo das ferramentas Microsoft

Microsoft

Neste espaço é disponibilizado várias ferramentas como e-mail, editores de texto, apresentações, Teams para trabalhos colaborativos, entre outras.

Imagem logo Plagiarisma

Plagiarisma

Esta ferramenta é um detector de plágio que oferece múltiplas fontes para buscar equivalências de transcrições.

Imagem logo Prezi

Prezi

Crie apresentações, com zoom e movimento impressionantes, que captam e mantêm a atenção dos alunos.

Imagem logo QR Code

QR Code Generator

Site que oferece uma ferramenta para criação de QR Codes, de forma gratuita e paga, podendo realizar downloads e estatísticas.

Imagem logo  Stellarium

Stellarium

Este é um planetário de código aberto para o seu computador. Ele mostra o céu em três dimensões: olho nu, binóculos ou telescópio.

Imagem logo WordPress

WordPress

Sistema livre e aberto de gestão de conteúdo para internet, voltado principalmente para a criação de sites e blogs on-line.

Imagem logo Zamzar

Zamzar

Site que possibilita a conversão de arquivos on-line em diversos formatos de documentos, imagens, vídeos e músicas.

imagem rótulo canais educacionais

Você conhece o Canal do Professor? Este é o canal de vídeos oficial da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR).

Nele, você encontra vídeos individuais e separados por playlists, facilitando o encontro dos materiais.

Inscreva-se e fique por dentro das novas publicações do canal.

Confira, também, outros canais educacionais que podem auxiliar na preparação de suas aulas!

Ícone Nerdologia

Nerdologia

Uma análise nerd científica e histórica de diversos aspectos da cultura.

Ícone do Canal Aula Paraná

Aula Paraná

É um canal destinado aos professores, alunos e a todos que querem aprender.

Ícone Youtube Edu

YouTube Edu

Canal de vídeos educacionais, de todas as disciplinas, para utilizar em sala.