Estilos de aprendizagem

 

Cada pessoa tem um modo de aprendizagem, uma forma própria de processar informação, assimilar um novo conhecimento, conforme as competências e habilidades que possui. Esta maneira pessoal de aprender pode ser identificada pelos estilos de aprendizagem.

No ambiente escolar, o professor pode incluir tecnologias diversificadas em sua prática pedagógica com base na preferência ou estilo de aprendizagem dos alunos, visando identificar potencialidades e a integração entre eles.

Há diferentes teorias sobre as formas e classificações dos estilos de aprendizagem. Neste espaço destacamos as seguintes teorias: o método VARK, o método de Kolb e o método de Honey-Alonso.

 

banner azul com a escrita método vark.

 

O método Vark, desenvolvido pelo professor neozelandês Neil Fleming (1992), propõe que a aprendizagem ocorre por meio de cinco habilidades: auditiva, visual, cinestésica, leitura e escrita e multimodal (quando a aprendizagem ocorre por meio de duas ou mais habilidades). A seguir, apresentamos algumas características destes estilos de aprendizagem.

 

olho aberto na cor laranja.

 

 

A aprendizagem visual é favorecida por meio de demonstrações visuais, como mapas, diagramas, gráficos, vídeos, e aulas expositivas para apresentar conceitos, raciocínios ou ideias e suas relações.

 

contorno humano com fone de ouvido.

No estilo auditivo a aprendizagem é favorecida por meio da captação de variações sonoras, como palestras, discussões e seminários para memorizar e compreender a mensagem.

palma de mão humana aberta.

O estilo de aprendizagem cinestésico está presente em pessoas que aprendem melhor fazendo, seja por meio de experiências em laboratórios, encenações, demonstrações ou atividades esportivas.

ícone contorno humano segurando livro aberto.

No estilo leitura e escrita a aprendizagem é favorecida por meio de artigos, manuais, relatórios e ensaios. É o caso dos alunos que fazem anotações, desenham planos e esquemas para lembrar os conteúdos.

De acordo com o método Vark, qual é seu estilo de aprendizagem? Responda o questionário e confira.

 

 

Banner Método de Kolb

 

O método de Kolb, elaborado pelo teórico educacional americano David Kolb (1976), sugere um ciclo de aprendizagem experiencial baseado nas atitudes e sentimentos da pessoa no momento em que está aprendendo. Este ciclo apresenta quatro habilidades de aprendizagem: experiência concreta, observação reflexiva, conceitualização abstrata e experimentação ativa.

 

ciclo de aprendizagem do método de Kolb.

 

A partir destas habilidades, Kolb definiu quatro estilos de aprendizagem: acomodador, convergente, assimilador e divergente. Vamos conhecê-los.

 

 Acomodador: estilo de aprendizagem observado em pessoas que apreciam desafios e novas experiências. As habilidades dominantes são a experimentação ativa e a experiência concreta. Alunos com esta preferência de aprendizagem se destacam em aulas de campo, projetos, atividades práticas e gamificadas.

 

 

 Convergente: pessoas com este estilo de aprendizagem buscam aplicação prática das ideias, apreciam resolver problemas e tomar decisões. Suas habilidades dominantes são a experiência concreta e a observação reflexiva. Aulas de simulações e experiências em laboratório são as preferidas por alunos com este tipo de aprendizagem.

 

 Assimilador: estilo de aprendizagem observado em pessoas que gostam de reunir fatos e organizá-los de forma lógica e integrada. As habilidades dominantes são a observação reflexiva e a conceituação abstrata. Aulas de leitura, palestras e exploração de modelos analíticos atraem alunos com este estilo de aprendizagem.

 

 Divergente: pessoas com este estilo de aprendizagem apresentam melhor desempenho em situações que exigem a geração de ideias. Suas habilidades dominantes são a conceituação abstrata e a experimentação ativa. Alunos com esta preferência de aprendizagem se destacam em modelos de construção e estudos de caso.

Baseado no método de Kolb, qual é seu estilo de aprendizagem? Responda o Inventário de Estilos de Aprendizagem e descubra!

 

 

Banner do método de Honey-Alonso.

 

O método de Honey-Alonso, elaborado pelo psicólogo Peter Honey e pela doutora em educação Catalina M. Alonso, sugere um ciclo de aprendizagem resultante da interação entre o ambiente, a experiência prévia vivida pelo aprendiz adulto e os conhecimentos construídos individualmente.

ciclo de aprendizagem Honey-Alonso contendo quatro estilos: ativo, reflexivo, teórico e pragmático.

A partir destas competências, os autores definiram quatro estilos de aprendizagem: ativo, reflexivo, teórico e pragmático. Conheça as características de cada um deles.

 

Ativo: pessoas com esta preferência de aprendizagem gostam de desafios que possibilitam novas experiências e não gostam de prazos longos. São de mente aberta e entusiasmadas por tarefas novas.

 

Reflexivo: estilo de aprendizagem observado em pessoas que gostam de analisar todas as alternativas possíveis antes de tomar uma decisão. Gostam de considerar a experiência e observá-la sob diferentes perspectivas.

Pragmático: pessoas com este estilo de aprendizagem colocam as ideias em prática. Demonstram impaciência com discussões e pessoas extremamente abstratas. São realistas quando precisam tomar decisões e resolvê-las.

Teórico: estilos de aprendizagem notado em pessoas que encaram problemas de forma lógica. Gostam de analisar e sintetizar e tendem ao perfeccionismo. São intensas ao pensar sobre princípios, teorias e modelos.

Após analisar o ciclo de aprendizagem do método Honey-Alonso, qual seu estilo de aprendizagem? Responda o questionário offline e confira!

 

 

Saiba mais sobre Estilos de Aprendizagem

 

Estilos de Aprendizagem

ciclo contendo alguns estilos de aprendizagem.

Infográfico que apresenta ferramentas para identificar estilos de aprendizagem.

Método de VARK

infográfico contendo os estilos de aprendizagem de Vark.

Infográfico que apresenta os estilos de aprendizagem conforme o método VARK.

Método de Kolb

dados sobre os estilos de aprendizagem de Kolb.

Infográfico que apresenta as preferências de aprendizagem segundo o método de Kolb.

Estilos de Aprendizagem

Capa do livro Qual seu estilo de aprendizagem?

 E-book contendo orientações sobre "Qual seu estilo de aprendizagem?"