Educação Profissional e Técnica de Nível Médio (EPTEC)

logo eptec

 

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) oferta cursos técnicos gratuitos na modalidade de Educação Profissional em diferentes eixos tecnológicos, com carga horária mínima de 800 horas.

Esses cursos têm como principal objetivo proporcionar aos estudantes o conhecimento para continuidade de seus estudos e a certificação para atuar profissionalmente.

Saiba mais

A Educação Profissional é uma modalidade de ensino, pautada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), cujos objetivos estão pautados nas dimensões do trabalho, ciência, cultura e tecnologia. Ela deve propiciar aos estudantes o acesso ao pensamento crítico, científico e tecnológico para além das exigências do mundo do trabalho. Pressupõe uma formação completa, pautada no ensino integrado (disciplinas do ensino médio e disciplinas técnicas), formando cidadãos críticos e conscientes do seu papel social, atuando ativamente na sociedade onde estão inseridos.  

A Educação Profissional apresenta um modelo de aprendizagem integrada ao Ensino Médio, onde o estudante recebe a formação da FGB, com foco no desenvolvimento de competências e habilidades técnicas para suprir a demanda do mundo do trabalho, oferecendo cursos com o objetivo de qualificação e requalificação profissional. 

Os cursos Técnicos são cursos de longa duração, podendo ter carga horária mínima de 800 horas a 3333 horas, dependendo da forma ofertada. Ao seu término o aluno recebe a certificação que lhe confere a Habilitação Técnica cursada juntamente com o Ensino Médio ou após a conclusão do mesmo (Subsequente ou Especialização Técnica).

 

Confira mais informações sobre a EPTEC.

Cursos ofertados

 

Os cursos Técnicos de Nível Médio são ofertados nas seguintes formas:

Ensino Médio Integrado: curso técnico em que o estudante realiza simultaneamente o ensino técnico e o ensino médio na mesma escola. Ele é destinado a alunos concluintes do 9º ano. 

Subsequente ao Ensino Médio: curso Técnico ofertados na forma subsequente. Ele tem duração de 1 a 2 anos e são destinados a alunos concluintes do Ensino Médio que queiram complementar seus estudos a fim de ter uma profissionalização técnica. Os cursos seguem os mesmos eixos tecnológicos informados para o integrado. 

EJA: para Jovens e Adultos, maiores de 18 anos, e que não concluíram o Ensino Médio.

Formação de Docentes: o curso de Formação de Docentes, antes conhecido como Magistério, não é considerado um curso técnico e sim um curso de formação que habilita para a docência na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

 

 

Cursos técnicos distribuídos por eixos tecnológicos

 

Você quer ter acesso às matrizes e planos de curso dos cursos técnicos? Confira esses documentos abaixo.

 
Ambiente e saúde

Os cursos pertencentes a este Eixo Tecnológico estão relacionados com as tecnologias associadas à melhoria da qualidade de vida, à preservação e utilização da natureza, ao desenvolvimento e a inovação tecnológica de suporte e atenção à saúde. Ainda abrange ações de proteção e preservação dos seres vivos e dos recursos ambientais, da segurança de pessoas e comunidades, do controle e avaliação de risco, programas de educação ambiental. 

Clique para acessar a matriz curricular do curso: 

Técnico em Cuidados com a Pessoa Idosa 

Técnico em Enfermagem 

Técnico em Estética 

Técnico em Farmácia 

Técnico em Meio Ambiente 

Técnico em Nutrição e Dietética 

Técnico em Prótese Dentária  

Técnico em Saúde Bucal 

Técnico em Vigilância em Saúde

 
Controle e processos industriais

Os cursos pertencentes a este Eixo Tecnológico estão relacionados com as tecnologias associadas aos processos mecânicos, eletroeletrônicos e físico-químicos. Abrange ações de instalação, operação, manutenção, controle e otimização em processos, contínuos ou discretos, localizados predominantemente no segmento industrial, contudo alcançando também, em seu campo de atuação, instituições de pesquisa, segmento ambiental e de serviços. 

Clique para acessar a matriz curricular dos cursos: 

Técnico em Eletroeletrônica 

Técnico em Eletromecânica  

Técnico em Eletrônica 

Técnico em Eletrotécnica 

Técnico em Mecânica 

Técnico em Mecatrônica 

Técnico em Química

 
Gestão e negócios

Os cursos pertencentes a este Eixo Tecnológico estão relacionados com as tecnologias associadas aos instrumentos, técnicas e estratégias utilizadas na busca da qualidade, produtividade e competitividade das organizações. Abrange ações de planejamento, avaliação e gerenciamento de pessoas e processos referentes a negócios e serviços presentes em organizações públicas ou privadas de todos os portes e ramos de atuação. 

Clique nos ícones para acessar a matriz curricular dos cursos: 

Técnico em Administração 

Técnico em Comércio Exterior  

Técnico em Contabilidade 

Técnico em Logística 

Técnico em Recursos Humanos 

Técnico em Secretariado 

Técnico em Transações Imobiliárias 

Técnico em Vendas

 
Hospitalidade e lazer

Os cursos pertencentes a este Eixo Tecnológico estão relacionados aos processos de recepção, viagens, eventos, serviços de alimentação, bebidas, entretenimento e interação. Abrange os processos tecnológicos de planejamento, organização, operação e avaliação de produtos e serviços inerentes ao turismo, hospitalidade e lazer. 

Clique para acessar a matriz curricular dos cursos: 

Técnico em Eventos  

Técnico em Hospedagem  

Técnico em Lazer

 
Informação e comunicação

Os cursos pertencentes a este Eixo Tecnológico estão relacionados com à comunicação e processamento de dados e informações. Abrange ações de concepção, desenvolvimento, implantação, operação, avaliação e manutenção de sistemas e tecnologias relacionadas à informática e telecomunicações. Especificação de componentes ou equipamentos, suporte técnico, procedimentos de instalação e configuração, realização de testes e medições, utilização de protocolos e arquitetura de redes, identificação de meios físicos e padrões de comunicação. 

Clique para acessar a matriz curricular dos cursos: 

Técnico em Informática 

Técnico em Informática para Internet  

Técnico em Manutenção e Suporte em Informática 

Técnico em Redes de Computadores

 
Infraestrutura

Os cursos pertencentes a este Eixo Tecnológico estão relacionados com à construção civil e ao transporte. Contempla ações de planejamento, operação, manutenção, proposição e gerenciamento de soluções tecnológicas para infraestrutura. Abrange obras civis, topografia, transporte de pessoas e bens, mobilizando, de forma articulada, saberes e tecnologias relacionadas ao controle de trânsito e tráfego, ensaios laboratoriais, cálculo e leitura de diagramas e mapas, normas técnicas e legislação. 

Clique para acessar a matriz curricular dos cursos: 

Técnico em Desenho da Construção Civil  

Técnico em Edificações  

Técnico em Geoprocessamento  

Técnico em Portos

 

 
Produção alimentícia

Os cursos pertencentes a este Eixo Tecnológico estão relacionados ao beneficiamento e industrialização de alimentos e bebidas. Abrange ações de planejamento, operação, implantação e gerenciamento, além da aplicação metodológica das normas de segurança e qualidade dos processos físicos, químicos e biológicos, presentes nessa elaboração ou industrialização. 

Clique para acessar a matriz curricular dos cursos: 

Técnico em Agroindústria 

Técnico em Alimentos 

 
Produção cultural e design 

Os cursos pertencentes a este Eixo Tecnológico estão relacionados com representações, linguagens, códigos e projetos de produtos, mobilizadas de forma articulada às diferentes propostas comunicativas aplicadas. Abrange atividades de criação, desenvolvimento, produção, edição, difusão, conservação e gerenciamento de bens culturais e materiais, ideias e entretenimento, podendo configurar-se em multimeios, objetos artísticos, rádio, televisão, cinema, teatro, ateliês, editoras, vídeo, fotografia, publicidade e nos projetos de produtos industriais. 

 

Clique para acessar a matriz curricular dos cursos: 

Técnico em Arte Dramática 

Técnico em Dança  

Técnico em Paisagismo  

Técnico em Produção de Áudio e Vídeo 

 
Produção industrial

Os cursos pertencentes a este Eixo Tecnológico estão relacionados aos processos de transformação de matéria-prima, substâncias puras ou compostas, integrantes de linhas de produção específicas. Abrange planejamento, instalação, operação, controle e gerenciamento dessas tecnologias no ambiente industrial. Contempla programação e controle da produção, operação do processo, gestão da qualidade, controle de insumos, métodos e rotinas. 

Clique para acessar a matriz curricular dos cursos: 

Técnico em Açúcar e Álcool 

Técnico em Biocombustíveis  

Técnico em Celulose e Papel  

Técnico em Vestuário 

 
Recursos naturais

Os cursos pertencentes a este Eixo Tecnológico estão relacionados à produção animal, vegetal, mineral, aquícola e pesqueira. Abrange ações de prospecção, avaliação técnica e econômica, planejamento, extração, cultivo e produção referente aos recursos naturais. Inclui, ainda, tecnologia de máquinas e implementos, estruturada e aplicada de forma sistemática para atender às necessidades de organização e produção dos diversos segmentos envolvidos, visando à qualidade e sustentabilidade econômica, ambiental e social. 

Clique para acessar a matriz curricular dos cursos: 

Técnico em Agropecuária  

Técnico em Florestas 

 
Segurança

Compreende tecnologias, infraestruturas e processos direcionados à prevenção, à preservação e à proteção dos seres vivos, dos recursos ambientais, naturais e do patrimônio que contribuam para a construção de uma cultura de paz, de cidadania e de direitos humanos nos termos da legislação vigente. O eixo vincula-se com as áreas de formação de profissionais de segurança pública, segurança privada, defesa social e civil e segurança do trabalho. Envolve a atuação em espaços públicos e privados. 

Clique para acessar a matriz curricular do curso: 

Técnico em Segurança do Trabalho 

 

 

Material de apoio pedagógico


Acesse também:

 

Instituições que ofertam a Educação Profissional no Paraná