Escolas na Modalidade Educação Especial
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A Escola de Educação Básica, na Modalidade Educação Especial, amparada pelo Parecer CEE/CEIF/CEMEP 07/14 e Parecer CEE/Bicameral n.º 128/2018 é uma instituição que oferta escolarização, nas etapas da Educação Infantil, Ensino Fundamental – anos iniciais e Educação de Jovens e Adultos - Fase I, com professores especializados, metodologias específicas, adaptações curriculares significativas e tempo escolar ampliado.
Público-alvo: Estudantes com diagnóstico de deficiência intelectual, associada ou não a outras deficiências ou transtornos, com déficits significativos, tanto no funcionamento intelectual, como nas relações sociais e de saúde que demandam do contexto escolar práticas pedagógicas que possibilitem apoios contínuos e/ou pervasivos.
Para saber mais, consulte os materiais disponíveis a seguir:
Deficiência Intelectual e Múltiplas Deficiências
Em termos educacionais e escolares são consideradas barreiras para a aprendizagem aquelas que podem comprometer a efetiva aprendizagem curricular do estudante, seu desenvolvimento e plena participação nos diferentes espaços e ambientes escolares, com impedimento individuais de longo prazo, desta forma podemos caracterizar estudantes com deficiência intelectual aqueles que apresentam:
- Funcionamento intelectual significativamente inferior à média (QI).
- Atraso significativo do desenvolvimento, em pelo menos, dois domínios das habilidades adaptativas (comunicação, cuidados pessoais, habilidades sociais, desempenho na família e comunidade, independência na locomoção/autonomia, saúde e segurança, desempenho escolar, lazer, trabalho).
- Os dois primeiros critérios devem manifestar-se durante o período de desenvolvimento (antes dos 18 anos). (AAMR - Associação Americana de Deficiência Mental e DSM-IV - Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais).
Conhecendo a Taxonomia de Bloom
O que é a Taxonomia de Bloom?
A taxonomia dos objetivos educacionais, também popularizada como taxonomia de Bloom, é uma estrutura de organização hierárquica de objetivos educacionais. Foi resultado do trabalho de uma comissão multidisciplinar de especialistas de várias universidades dos EUA, liderada por Benjamin S. Bloom, na década de 1950. A classificação proposta por Bloom dividiu as possibilidades de aprendizagem em três grandes domínios: - o cognitivo, abrangendo a aprendizagem intelectual; - o afetivo, abrangendo os aspectos de sensibilização e gradação de valores; - o psicomotor, abrangendo as habilidades de execução de tarefas que envolvem o organismo muscular.
- A Taxonomia de Bloom do Domínio Cognitivo é estruturada em níveis de complexidade crescente – do mais simples ao mais complexo – e isso significa que, para adquirir uma nova habilidade pertencente ao próximo nível, o aluno deve ter dominado e adquirido a habilidade do nível anterior.
- Desta forma a ferramenta tem por objetivo auxiliar o professor a planejar a ação pedagógica em sala de aula partindo das habilidades cognitivas individuais que o estudante domina, sendo este o ponto de partida para a assimilação e consolidação da aprendizagem e no processo de desenvolvimento educacional.
- Desse modo, a aprendizagem se torna mais efetiva, pois o estudante só passa para um nível superior quando realmente assimilou o conhecimento, consolidando seu repertório mental. Essa técnica norteia o trabalho pedagógico, fornecendo um roteiro estruturado para alcançar os objetivos educacionais, otimizando o processo de ensino e aprendizagem.
- Para entender na prática sobre o domínico cognitivo com foco no trabalha da Sala de Recursos Multifuncional assista as webs abaixo listadas, disponíveis no canal do professor.
- Tabela com exemplo de verbos da Taxonomia de Bloom .
A formação de profissionais da educação
VEIGA, Ilma P.A.; CARVALHO, M. Helena S.O.
In: MEC. Subsídios para uma proposta de educação integral à criança em sua dimensão pedagógica. Brasília, 1994.
A Formação social da mente
VIGOTSKY, L. S.
Editora: Martins Fontes
A Taxonomia de Objetivos Educacionais
RODRIGUES JR, José Florêncio.
Editora: Unb
Currículo Funcional Natural: guia prático para a educação na área de autismo e deficiência mental
SUPLINO, M.
Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Coordenadoria Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência; Maceió: ASSISTA, 2005. P.: 21 cm. (Coleção de Estudos e Pesquisa na Área da Deficiência; v. 11, p.73).
Declaração Internacional de Montreal sobre inclusão
MONTREAL
Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/dec_inclu.pdf> Acesso em 2009.
Deficiência Intelectual da Eliminação à Inclusão
TRANCOSO, Bartira Santos.
Editora: Intersaberes
Educação e qualidade
DEMO, Pedro.
Editora: Papirus
Educação para o Futuro: Psicanálise e Educação
KUPFER, M.C.M.
Editora: Escuta
El Curriculum Funcional em la educación de la persona com retardo mental. Trabalho apresentado na ASPANDEM, Mallagra. España, 1992.
Tradução: ALMEIDA, M. A.; BOUERI, I.Z., LEBLANC, J. M.
DINIZ, Debora. O que é Deficiência - DINIZ, Debora. - Editora: Brasiliense
Escola, currículo e ensino
VEIGA, Ilma P.A.
In: VEIGA, I.P.A.; CARDOSO, M. Helena (Org.) Escola fundamental:Currículo e ensino. Campinas: Papirus
Escola e democracia: Teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política
SAVIANI, Dermeval
Editora: Cortez e Autores Associados
O direito à diferença: uma reflexão sobre a deficiência intelectual e a educação inclusiva
PAN, M. A. G. de S.
Editora: IBPEX
Para além da curvatura da vara
SAVIANI, Dermeval.
In: Revista Ande, n. 3. São Paulo, 1982.
Pensamento e Linguagem
VIGOTSKY, L. S.
Editora: Martins Fontes
Pressupostos do projeto pedagógico
GADOTTI, Moacir.
In: MEC, Anais da Conferência Nacional de Educação para Todos. Brasília, 28/8 a 2/9/94.
Psicanálise e desenvolvimento infantil - um enfoque transdisciplinar.
JERUSALINSKY, Alfredo, et al.
Editora: Artes Médicas
Questões sobre a educação inclusiva da pessoa com deficiência mental
PRIOSTE, C.; RAIÇA, D.; MACHADO, M. L. G.
Editora: Avercamp
Significado e pressupostos do projeto pedagógico
RIOS, Terezinha.
Editora: FDE (Série Ideias)
Transtornos Comportamentais na Infância e Adolescência
TEIXEIRA, G.
Editora: Rubio
29/11/2018 - Educação Básica sobre o Parecer Complementar nº 128/2018 - Parte 1
29/11/2018 - Educação Básica sobre o Parecer Complementar nº 128/2018 - Parte 2
14/12/2015 - Rede conveniadas - Parecer 07/2014
07/10/2015 - Plano de Ação - PTD
02/09/2015 - Orientações para Construção do Projeto Político-Pedagógico e Regimento Escolar
28/10/2014 - Matrícula e Rematrícula
29/05/2014 - Organização Administrativa e Pedagógica
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