A importância de cuidar das pregas vocais 04/09/2019 - 15:30

A voz é, sem dúvidas, o principal instrumento que um professor possui para repassar todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos de estudo. Apesar de todos os recursos didáticos atualmente disponíveis, nada se compara à explicação oral do conteúdo diante de uma dúvida ou da necessidade de mudar a maneira como aquele conteúdo será passado. Diante disso, fica clara a importância de cuidar bem das nossas pregas vocais, também chamadas de cordas vocais.

Os danos causados à voz em razão da profissão

É comum que professores apresentem uma rotina exaustiva de aulas por dia, chegando a utilizar a voz por várias horas de maneira ininterrupta. O uso excessivo da voz sem o devido cuidado pode causar sua perda e ocasionar sérias lesões que podem afastar o profissional de seu trabalho. Além das várias horas de fala, o professor acaba se submetendo a algumas atitudes nocivas, como um grito, para chamar atenção, ou querer aumentar o tom de voz para que todos sejam capazes de ouvir em um ambiente com muito ruído.

Dentre os problemas mais comuns destaca-se o nódulo nas pregas vocais, uma lesão benigna que aparece em virtude do uso excessivo da voz ou pelo seu uso inadequado. Os nódulos geralmente deixam o profissional com a voz rouca e podem levar à perda temporária da capacidade de emitir sons. Para tratamento geralmente se indica repouso vocal e acompanhamento com fonoaudiólogo, que ensinará uma forma mais adequada de utilizar a voz, corrigindo erros que podem causar lesões. Algumas vezes pode ser necessária a realização de cirurgias.

 

Continuar lendo


 

 

Esta notícia foi publicada em 22/08/19 no site aen.pr.gov.br. Todas as informações são de responsabilidade do autor.