Seminário de formação para professores acontece na próxima semana 18/06/2021 - 09:27

A partir da terça-feira (22/06) mais de 30 palestrantes – brasileiros e estrangeiros –, vão debater e apresentar temas atuais e importantes para o desenvolvimento de ações pedagógicas em sala de aula, especialmente neste momento de pandemia, durante o 3º Seminário de Formação de Professores Agrinho. Este ano, o evento será realizado de forma online, pelo Canal do Professor, no Youtube. Serão três dias de transmissões, terminando na quinta-feira (24).

O seminário é voltado a todos os professores da rede estadual e faz parte do Programa Agrinho, que tem como um de seus pontos de atenção a qualificação e especialização dos docentes, fomentando o debate entre professores, diretores das escolas e pedagogos.

O encontro terá as boas-vindas do presidente do Sistema Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), Ágide Meneguette, e do secretário de Estado da Educação e do Esporte, Renato Feder. Na sequência, a palestra inaugural será: “O ensino híbrido como “a bola da vez”. Vamos redesenhar nossas salas de aula?”, de Edméa Santos, pedagoga, mestre e doutora em Educação pela UFBA e pós-doutora em e-learning e EAD pela Universidade Aberta de Portugal.

“É mais um grande evento de formação continuada da secretaria, desta vez em parceria com o Senar. Muitos temas valiosos sobre o presente e futuro do ensino dentro e fora da sala de aula serão abordados por educadores e pesquisadores do mais alto nível”, comenta Feder.

Nos dias seguintes serão debatidos temas como tecnologias digitais na infância, dispositivos móveis no processo educativo, estratégias metacognitivas em sala de aula, a pedagogia da transmissão e a sala de interativa, ética, cenários sustentáveis de inovação pedagógica, uso de recursos educacionais abertos na sala de aula em tempo de cibercultura, jogos e gamificação, entre outros.

Agrinho - O seminário faz parte do Programa Agrinho, existente há 26 anos como resultado da parceria entre o Sistema FAEP/Senar-PR e o Governo do estado, incluindo a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR).

Além do evento, o Senar também oferta materiais pedagógicos e cursos EaD. As escolas receberam neste ano os novos materiais didáticos, disponíveis digitalmente no site www.sistemafaep.org.br, no qual também estão 17 cursos de 40h disponíveis sobre metodologias ativas, sendo seis novas capacitações e 11 que passaram por atualização, além de um curso sobre Combate à Dengue, decorrente da campanha de 2020.

Terça-feira (22) - das 19h às 20h30

Quarta-feira (23) - das 9h às 11h, das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30

Quinta-feira (24) - das 9h às 11h, das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30

Confira aqui a programação completa.

Esta notícia foi publicada no site www.educacao.pr.gov.br em 16/06/2021. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade dos autores.